Afinal… empresários e executivos devem ter uma marca pessoal?
Se você ainda se pergunta se precisa ou não construir uma marca pessoal, talvez a pergunta mais inteligente seja:
As pessoas preferem se conectar com empresas… ou com pessoas?
A resposta é óbvia no comportamento, mas muitas vezes ignorada na estratégia. Pessoas se conectam, se inspiram e se engajam muito mais com outras pessoas do que com marcas corporativas.
Quando olhamos para o mercado, é evidente que uma marca pessoal bem construída não é só sobre visibilidade, é sobre influência, confiança e, consequentemente, negócios.
Marca pessoal: um canal de vendas invisível (e poderoso)
Se a sua empresa tem um ciclo comercial complexo, se vende serviços de alto valor ou se atua em mercados onde confiança é moeda, sua marca pessoal pode ser, sim, um dos seus maiores ativos comerciais.
Basta observar: quem gera mais conversas nas redes? O post institucional da empresa ou a opinião bem construída do CEO?
Não é sobre ego. É sobre gerar proximidade, autoridade e percepção de valor.
Opinião, liberdade e responsabilidade
Outro benefício estratégico de uma marca pessoal forte é que ela permite ao executivo se posicionar com distanciamento da comunicação corporativa.
Isso dá mais liberdade para compartilhar visões, perspectivas e até provocações que não caberiam nos canais institucionais da empresa ou ainda conflitariam com o seu posicionamento.
⚠️ Atenção: liberdade não significa ausência de cuidado.
Toda marca pessoal, principalmente na liderança, precisa ser gerida com inteligência, intenção e alinhamento com os próprios valores.
Essa possibilidade de distanciamento da marca corporativa não significa que não haja conexão e que não permite que se possa ligar pontos de forma equivocada. Em tempos intolerantes, a sabedoria dos nossos antigos: prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
No fim do dia, sua reputação é intransferível
Empresas vão, mudam, se transformam. Sua marca pessoal permanece com você.
Sua reputação é, ao mesmo tempo, um vetor de negócios, um canal de influência e um seguro de carreira.
Se você ainda não olha para sua marca de forma estratégica, talvez você esteja perdendo oportunidades.
Nos vemos em breve! 😉