Como escrever o manifesto da sua marca
Ao escrever o manifesto da sua marca, você está dando as pistas para o seu público encontrar todo o valor do seu negócio.
Se você já brincou de caça ao tesouro alguma vez — ou assistiu a algum filme de piratas — já deve saber que o “x” sempre marca o destino final dos aventureiros em um mapa.
Ao escrever o manifesto da sua marca, você está dando as pistas para o seu público encontrar todo o valor do seu negócio, aquele propósito capaz de diferenciar você da concorrência e permitir uma aproximação muito mais qualitativa.
Qual é a importância do manifesto na sua estratégia de marca?
Compreender exatamente o perfil do seu público ideal faz com que cada palavra do seu manifesto se relacione com os interesses e objetivos dessas pessoas, da mesma forma que os diferenciais da marca também devem estar alinhados com os valores que você deseja transmitir e sabe que o seu público ideal vai se identificar.
Em poucas palavras, o manifesto é o começo da promessa que você vai fazer ao seu consumidor. Ele é o veículo pelo qual o seu propósito encontra caminho para chegar aos ouvidos de quem importa.
O manifesto ajuda a consolidar a sua promessa com argumentos.
Há quem prometa uma experiência de compra personalizada como nunca vista antes. Outros, ausência total de burocracia para contratar um serviço. Há até mesmo quem prometa que uma bebida não terá o mesmo sabor da outra, tamanho o processo artesanal de produção do produto.
Claro, prometer é fácil e fazemos isso desde sempre, visando fazer com que acreditem em nós. Mas, no caso de uma empresa, o manifesto é um atestado da credibilidade que você deseja transmitir. E, caso não consiga cumpri-la, fica difícil se relacionar com o seu público.
É só pensar, por exemplo, naqueles locais que se dizem “o melhor da região“. Até pode ser e o proprietário desta marca pode acreditar piamente nisso. Mas, se ele não consegue transmitir essa sensação ao consumidor, de que adianta estufar o peito e manter a promessa?
Por isso, ao pensar no manifesto da sua marca, idealize-o com sinceridade, transparência e a plena convicção do que sua solução tem a oferecer, como:
O que ela é;
Para que ela serve;
A quem ela se direciona;
No que ela acredita.
Um bom exemplo disso é o da Harley Davidson (clique aqui para assistir), que exalta toda a tradição da marca, acumulada por décadas.
O manifesto e a sua aplicação em uma peça de comunicação alinham a mensagem ao perfil de consumidor que essas empresas consideram o ideal para impulsionar ainda mais o seu reconhecimento.
Espero que tenha sido útil.
Nos vemos em breve! 😉
Felipe Gondin