Como tomar melhores decisões usando o posicionamento?
Um framework prático para manter sua identidade e coerência
Decidir é uma das tarefas mais difíceis de qualquer gestor ou profissional.
Muitas vezes, estamos diante de algumas opções possíveis, todas com algum nível de risco. O que faz, então, com que alguns de nós tomem decisões rápidas, coerentes e assertivas, enquanto outros ficam paralisados, sem saber por onde seguir?
A resposta está no posicionamento.
Ter clareza sobre quem você é, o que defende e por que existe é mais do que um discurso: é uma bússola que deve orientar a sua escolha.
Sem essa clareza, qualquer caminho parece possível e a indecisão consome uma energia mental que muitas vezes não temos para isso. Com um posicionamento claro, algumas decisões importantes ainda serão difíceis, mas a maioria será muito mais fluída e tranquila de lidar.
Como o posicionamento guia decisões
Um posicionamento bem definido funciona em três dimensões. A primeira é o arquétipo: a narrativa central que traduz sua identidade. Se você é um Explorador, cada decisão precisa refletir movimento, inovação, abertura para o novo e disciplina. Se é um Cuidador, sua lente é a de proteger, servir e dar suporte.
A segunda dimensão são os valores. Eles são os limites éticos e culturais que sustentam a sua atuação. Transparência, empatia, inovação, eficiência, ou qualquer outro, não importa quais sejam, eles são filtros que permitem aceitar ou rejeitar caminhos de acordo com a coerência com aquilo que você acredita.
Por fim, vem o propósito: a razão pela qual você existe além do resultado, do dinheiro. É ele quem dá peso e significado às escolhas difíceis. Muitas vezes é ele quem faz você aceitar ou não tomar um caminho mais difícil, porém mais alinhado. Quando surge uma oportunidade sedutora, mas que não contribui para esse propósito, a decisão correta fica mais clara.
Um exemplo prático
Imagine você como uma empresa ou um consultor de finanças cujo arquétipo é o Rebelde, que valoriza transparência, simplicidade e acessibilidade, e que tem como propósito democratizar o acesso ao crédito para quem sempre foi excluído.
Se você recebe a chance de vender produtos financeiros complexos para grandes clientes, com bons lucros, o dilema parece tentador do ponto de vista financeiro. Mas, olhando pelo filtro do posicionamento, a resposta é evidente: não faz sentido. Essa decisão trairia o que você definiu como posicionamento.
💡 Na nossa vida, principalmente para quem trabalha de forma autônoma ou empreende, é muito comum termos muitas ideias e cedermos a algumas delas. No entanto, ter foco é o que vai nos fazer chegar mais rápido onde queremos
Em vez de dispersar energia, você pode investir em soluções que reforcem sua missão de inclusão. O resultado? Coerência, clareza e fortalecimento da marca.
IMPORTANTE: o posicionamento é algo que trabalha para te ajudar, não para gerar sofrimento. Se o que você escolheu estiver trazendo insatisfação e achar que está perdendo clientes, tempo e/ou dinheiro, mude.
Adapte.
Refaça.
Teste.
Nós mudamos, o mercado muda, os clientes mudam.
Tenha uma estrela do norte, mas saiba que você pode ir pro Sul a hora que quiser :)
Aplicando no seu dia a dia
Esse mesmo raciocínio pode guiar tanto empresas quanto profissionais. Ao se deparar com uma escolha, pergunte-se:
Essa opção reforça ou contradiz meu arquétipo?
Essa decisão respeita meus valores essenciais?
Esse caminho fortalece o meu propósito?
Se as três respostas forem sim, você tem um norte. Se alguma delas for não, uma luz amarela acende. Se duas ou mais forem negativas, você já sabe o que fazer.
Um posicionamento claro não serve apenas para campanhas de marketing. Ele é uma ferramenta que clareia suas ideias, porque transforma dilemas em escolhas naturais. E quando a decisão é coerente com quem você é, ela não apenas resolve o agora, mas constrói consistência para o futuro.
No fim das contas, não existe decisão neutra: toda escolha comunica. Quanto mais claro for o seu posicionamento, mais suas decisões falarão por você, de forma simples, coerente e poderosa.
👉🏼 O guia de arquétipos e posicionamento será o primeiro material da plataforma de conteúdos que lançarei em breve. Se você ainda não se inscreveu para receber as novidades, clique aqui para saber mais 🙂