Nudges aplicados em 5 exemplos práticos
Pequenas invenções (muitas gratuitas) que causam grandes mudanças
Salve, tudo bem por aí? 🙂
Nudges são intervenções sutis que têm como objetivo influenciar as decisões das pessoas de uma maneira que melhore sua vida, sem restringir suas opções.
Mas, como fazer isso e que resultados essas intervenções podem gerar?
Preparamos uma lista com cinco exemplos para te ajudar a visualizar a importância dos nudges e como você pode pensar em estímulos para o seu negócio.
Vamos lá?
Economia de energia
Experimento: em uma iniciativa para reduzir o consumo de energia residencial, as empresas de serviços públicos começaram a enviar contas de energia comparativas, mostrando aos clientes como seu consumo se compara ao de seus vizinhos mais eficientes.
👉🏼 O nudge é a comparação (e seus efeitos) com os outros.
Resultado: os clientes que receberam essas informações reduziram entre 1,4 a 3,3% o seu consumo de energia (acesse o estudo aqui)
Aumento de doações de órgãos
Experimento: alguns países adotaram um sistema de opt-out para doações de órgãos, onde todos são automaticamente inscritos como doadores, mas podem optar por sair, ao invés de terem que se inscrever (opt-in).
👉🏼 O nudge é a inversão da lógica de aceite.
Resultado: países com sistemas de opt-out têm taxas de consentimento para doação superiores a 90%, em comparação com cerca de 15% a 25% em países com sistemas de opt-in (acesse o estudo aqui)
Melhorando hábitos alimentares:
Experimento: em escolas, a disposição dos alimentos foi alterada para colocar opções saudáveis, como frutas e vegetais, em locais de destaque e de fácil acesso, enquanto alimentos menos saudáveis foram colocados em locais menos visíveis.
👉🏼 O nudge é a ordem de montagem do buffet.
Resultado: as crianças passaram a escolher de 25 a 60% mais alimentos saudáveis, melhorando sua dieta. (acesso o estudo aqui)
Aumento de contribuições para aposentadoria
Experimento: empresas começaram a inscrever automaticamente novos funcionários em planos de aposentadoria, permitindo que optassem por sair se desejassem, ao invés de requerer que se inscrevessem ativamente.
👉🏼 O nudge, novamente, é a inversão da lógica de aceite.
Resultado: aumento nas taxas de participação de 49% para 86% em empresas que adotaram a inscrição automática. (acesso o estudo aqui)
Melhoria e economia na limpeza
Experimento: em banheiros públicos, imagens de moscas foram colocadas nos mictórios para dar aos homens um "alvo" para mirar.
👉🏼 O nudge foi um desafio.
Resultado: A precisão aumentou, resultando em banheiros mais limpos e menos necessidade de limpeza. A redução foi de 80% de urina fora do mictório (estudo no livro Nudge)
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Os nudges são poderosíssimos na indução de mudança de comportamento, sem que se retire as demais opções originais. Em muitos casos, não precisamos nem de um aviso sobre essas alterações, mas apenas observar e medir os resultados.
É importante dizer que o primeiro passo é entender claramente o problema a ser resolvido antes de criar experimentos de mudança de comportamento.
Entender o problema a ser resolvido e as características dos seus clientes é o que te permitirá pensar em nudges criativos e eficientes.
Até a próxima! 🚀